Aplicativo de comunicação interna constrói pontes
A solução que Barros encontrou foi semelhante à da MetLife e Bradesco Seguros: investir em canais de comunicação digitais. “Utilizamos e-mail e TV corporativa nos ambientes on e offshore; a bordo, ainda contamos com o Radar Ocyan, que são comunicados no formato de mural impresso; e duas frentes tecnológicas interessantes. o Allert Ocyan, que é uma ferramenta no formato de pop-up que usamos para compartilhar informações que precisam ser de fato consumidas pelos integrantes e uma rede social interna, a plataforma Ocyan Comunica”.
Na MetLife, Thaís Catucci também foi nessa direção, e para manter os funcionários informados utiliza diversos canais de comunicação, “com conteúdos bem pensados para engajá-los”, e relaciona: “Divulgamos dicas de filmes, livros e séries, e abordamos conteúdos relacionados às datas comemorativas e de conscientização; mensagens pop-up, chamadas de Allert, onde trazemos avisos e lembretes pontuais, perfeito para fazer call to action”.
Para Regina Macedo, da Bradesco Seguros, de todos os canais de comunicação interna digitais, o essencial é a intranet. Para manter o engajamento dos funcionários, “colocamos à disposição canais que levam informações diversas sobre o grupo, direcionados de acordo com o perfil do Público, como, por exemplo, o grupo de WhatsApp para a liderança, e o BS Agora (ferramenta de comunicação da Tibox, para computadores e smartphones)”.